quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Papo de Historiador...

Interessante como as coisas fluem sozinhas: aqueles que realmente me conhecem, sabem que por toda a minha vida, eu nunca fui muito fã de História, sim, ela mesma a disciplina falando sobre coisas "antigas e chatas". Por ironia do "destino" hoje sou aluna universitária de... História, cursando já o 3º período. O que poderia ser mais fantástico acontece: me apaixonei por esta. Não poderia explicar como aconteceu. Não sei se foi o encanto da História Greco-Romana, ou a curiosidade da Pré-História, talvez fosse a busca pelo entendimento da História Contemporânea. Não sei. Sei que já me vejo falando como profissão a palavra: historiadora. Isso me alivia. Estou até mais animada.

4 comentários:

  1. Interessante, sempre fui apaixonada por História e as coisas "antigas" que a disciplina mostrava, nunca as achei chatas, achava-as fascinante. Contudo, nunca pensei em ser professora. Imaginei-me sempre como cientista, astrônoma, queria fazer descobertas. Ainda não pude ser historiadora de fato, o tempo e o dinheiro (ou falta deles) só me permitem a sala de aula. Gostaria de sair por aí e fazer algo que AMO: PESQUISAR. Um dia consigo.

    ResponderExcluir
  2. Já vejo por um outro lado: fazemos história até mesmo quando damos aula (ainda sou um pequeno projétil) e por sua vez, somos historiadores por fazer entender essa história. Ainda não tenho definido quais meus objetivos como tal, é como falei - estou me descobrindo! Muito legal trocar ideias com quem já está pelo lado de "dentro do barco". Ainda tenho MUITO o que aprender e claro estou buscando esses conhecimentos. Obrigada pelo comentário ^^

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu post, mas duas coisas me chamaram atenção: A primeira é a imagem que a maioria da sociedade tem da História como área do conhecimento. "A História como guardiã das coisas velhas e na maioria da vezes chatas". Isso ainda é uma herança da tão critica História Positivista, mas que infelizmente ainda ocupa grande espaço nos ambientes escolares. Conforme o desenvolvimento do seu Curso, você vai perceber que a História é muito mais do que isso. O outro fator é a divisão (ou melhor, existe essa divisão?) entre Professor x Pesquisador. O fato é que todo professor por natureza é um pesquisador. O que certamente existe é uma diferença no que diz respeito a oferta de emprego no mercado de trabalho: Na grande maioria das vezes o mercado do profissional de História é dentro dos espaços escolares ministrando aula. Dificilmente você vai abrir um jornal e vai encontrar "Precisa-se de um historiador". Mas sem dúvida as duas funções são intimamente relacionadas. Parabéns pelo blog e me desculpe pelo comentário longo. Sorte a sua jornada acadêmica.

    ResponderExcluir
  4. Pelo pouco que vejo, também acredito que o trabalho de pesquisador e do professor estão relacionadas e mais ainda: precisam estar digamos... em uma parceria. Infelizmente, a profissão "professor" não é vista como deveria, hoje em dia. Vou mais além: percebo que a grande maioria de historiadores adorariam ser grandes pesquisadores, mas pelo fato de não haver tanta valorização ou até mesmo remuneração, acabam lecionando. Acabando sendo frustrante. Obrigada pelo comentário. Fique sempre à vontade! :)

    ResponderExcluir